Salmo responsorial 118(119) da missa do dia 30/07/2023

O post é sobre as melodias para o salmo 118 que podem ser utilizadas nas celebrações e missas. O texto está dividido em quatro partes, na segunda parte você encontra uma playlist com 10 melodias do salmo 118:
 A letra do salmo 118 é linda sendo possível muitas melodias. Ele estará na liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum que será dia 30/07/2023. Os salmos revelam-nos os lamentos, a confiança e os louvores em formas de orações, e assim, Deus, pelas escrituras sagradas, vai revelando o seu agir salvífico a seus fiéis.


Salmo responsorial 118(119) da missa do dia 30/07/2023
Salmo responsorial 118(119) da missa do dia 30/07/2023


Letra do salmo 118

 R. Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!

57 É esta a parte que escolhi por minha herança:*
observar vossas palavras, ó Senhor!
72 A lei de vossa boca, para mim,*
vale mais do que milhões em ouro e prata. R.

76 Vosso amor seja um consolo para mim,*
conforme a vosso servo prometestes.
77 Venha a mim o vosso amor e viverei,*
porque tenho em vossa lei o meu prazer! R.

127 Por isso amo os mandamentos que nos destes,*
mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!
128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis,*
detesto todos os caminhos da mentira. R.

129 Maravilhosos são os vossos testemunhos,*
eis por que meu coração os observa!
130 Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,*
ela dá sabedoria aos pequeninos. R.

A seguir, a Playlist da melodia do Salmo 118. Ele pode ser apresentado aos salmistas e também para os músicos que irão tocá-lo. Algumas melodias tem a cifra na descrição do vídeos, basta clicar na palavra youtube que aparece no canto inferior direito e assim, será direcionado para a página do youtube. Agora basta ir em mostra mais, lá encontrará a descrição do vídeo e em alguns casos a letra e cifra do salmo

Melodias para o Salmo 118: Inspirando Músicos Católicos

O próprio Jesus cantou salmos (Mc 14,26, Mt 27,46). A Igreja orienta que, de preferência, o salmo responsorial seja cantado. Por isso, organizamos uma Playlist de melodias do salmo 118 para que os músicos possam inspirar os fiéis no momento da celebração.

A melodia do salmo deve ser simples e bela, de modo que não dificulte o canto da assembleia. Essa é a recomendação ao qual o salmista ou cantor do salmo deve se ater.

“Cantamos para Deus, para esse Deus que não nos é desconhecido, mas que tem um rosto, o rosto de Jesus Cristo. Para o Deus que é Logos, Palavra, Razão. Nesse encontro, é preciso, portanto, que se trate, por um lado, de uma música consciente de sua relação com a palavra; e, por outro, de uma música que provenha do coração, inspirada pelo amor.” (Bento XVI).  Segue a playlist das melodias para o salmo 118.

1. Canal Cantos Litúrgicos


2. Canal Entoai Louvores


3. Canal Salmo Orante


4. Canal de Marcelo Koychi


4. Canal Marcela Buback


6. Canal da Esther Bimbato


7. Canal Salmos com Alma - Para Missas


8. Canal Coros Paulos - Topic


9. Canal Danival Santos


10. Canal Cantai Salmo ao Senhor


Salmo 118: Cântico de Ação de Graças para as Comunidades Católicas

O agradecimento a Deus está presente no salmo 118 e o salmista faz esse louvor de ação de graças com várias expressões e termos que revelam a confiança que devemos ter.

As pessoas vivem à procura da felicidade. Por isso, movimentam e realizam muitas coisas na vida para atender esse desejo que é o ideal de muitos. A felicidade como o único fim da vida tem seu percalços, o salmista mostra esse reveses que o abarcavam, porém, o louvor e confiança em Deus é a sua fortaleza.

Nas comunidades Católicas os cantores de salmo têm esse cuidado de escolher a melodia para cantar esse louvor em ação de graça a Deus expresso no salmo 118 que é uma inspiração e o caminho para uma vida feliz.

Versículos relacionados com Salmos 118:

O Salmo 118 é um hino de louvor e ação de graças a Deus, enfatizando a confiança do salmista em Deus como seu refúgio e salvação. Os versículos escolhidos abaixo são relacionados aos temas de confiança em Deus, vitória e salvação.

Isaías 12:2: "Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação." Este versículo enfatiza a confiança em Deus como a fonte de salvação e força.

1 Coríntios 15:57: "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Este versículo fala sobre a vitória que temos em Jesus Cristo e que é concedida por Deus.

Provérbios 3:5-6: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." Esses versículos enfatizam a confiança em Deus em vez de confiar em nossa própria compreensão.

Romanos 10:11: "Como diz a Escritura: Todo aquele que nele crer não será confundido." Este versículo destaca a confiança em Deus como uma garantia de não ser confundido ou envergonhado.

2 Samuel 22:2-3: "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é o meu rochedo, em que me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta." Esses versículos destacam a confiança em Deus como nosso refúgio, fortaleza e salvador.

Comentários