Salmo 96 - 18º Domingo do Tempo Comum 06/08/2023

O Salmo 96 e sua importância na celebração litúrgica

A grandeza de Deus e a sua salvação está presente no salmo 96. Este salmo de louvor está na Festa de Transfiguração do Senhor, celebrada no dia 06/08/2023 que é o 18º Domingo do Tempo Comum.

A letra do salmo 96 é um convite a olharmos o rosto do Filho de Deus, e contemplar a sua grandeza, a sua glória e o seu juízo sobre as nações. Ele nos faz entrar em comunhão com Deus, que é o centro e o fim de toda a liturgia. Ele nos faz participar do seu mistério de amor e de justiça, que se realiza em Cristo Jesus.

Letra do Salmo 96

R. Deus é Rei, é o Altíssimo,
muito acima do universo.


1 Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *
e as ilhas numerosas rejubilem!
2 Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
que se apóia na justiça e no direito. R.

5 As montanhas se derretem como cera *
ante a face do Senhor de toda a terra;
6 e assim proclama o céu sua justiça, *
todos os povos podem ver a sua glória. R.

9 Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, †
muito acima do universo que criastes, *
e de muito superais todos os deuses. R.

Agora que conhece a letra do Salmo de louvor que a liturgia da Igreja nos oferece na celebração do dia 06/08/2023, podemos ir para a seção que tem a playlist de melodias do salmo 96.

1. Canal do Youtube: Canto Arquidiocese de Goiânia

Esta melodia é bastante conhecida. A autoria da melodia é da Ir. Míria Kolling. Existem várias pessoas cantando essa melodia, ela é simples e no canal Cantos Arquidiocese de Goiânia é possível também acessar a cifra da melodia, na parte descrição do vídeo.

2. Canal do Youtube Salmo Orante

A melodia do Salmo 96 é outra opção que pode ser usada. No violão: João Vitor Rodrigues e na voz Carol Brandino.

3 Canal do Winder Marques Ferreira

O canal não disponibiliza as cifras da melodia na descrição do canal, mas para quem toca o violão e conhece os acordes é fácil pegar a sequência dos acordes.

4 Canal da Fabiana Pieczarka

A melodia composta para o salmo 96 é linda. Suave, fácil de cantar e a pronúncia da letra fica perfeita. O autor da melodia é o Léo Mantovani, a interpretação também.

5. Canal Comunidade Divina Luz

Esta melodia é outra opção que podemos usar. As cifras desta melodia não estão na descrição do canal, mas é possível aprender a sequência olhando o violeiro.

6. Canal SF Salmos

Quem está interpretando a melodia é Silmara Marinho. Já o instrumental e autoria da melodia é de Fyama Ferracioli. Lindo!!!

7. Canal Juninho Motta

Os dons que Deus dá colocados a serviço do reino. Essa melodia que o Juninho Motta criou é mais uma proposta que podemos usar nas missas e celebrações. A cifra está na descrição do canal.

8. Canal do Padre Silvio Mori

Essa melodia para o Domingo da Transfiguração do Senhor cantada pelo Padre Silvio Mori está disponível para você usar também. Na descrição do canal tem a cifra da melodia em um link. Acesse...  

9. Canal Cantolicus

Chegamos na ultima opção de melodias para salmo 96 desta playlist. Confira essa proposta também, depois é só escolher qual mais gostou... 

Leitura orante do Salmo

O Salmo 96 é um texto que pode ser aprofundado com a leitura orante, seguindo os passos da Lectio Divina:

Leitura: Ler o texto do Salmo 96 em voz alta, com atenção e respeito. Observar as palavras, as imagens, os convites, as afirmações e as promessas que o salmista faz.
Meditação: Refletir sobre o significado do texto para a nossa vida. Perguntar-se: O que o Senhor quer me dizer com este salmo? Como ele me chama a louvá-lo e a servi-lo? Como ele me revela o seu amor e o seu poder?
Oração: Responder ao Senhor com uma oração pessoal, expressando os sentimentos e os desejos que o salmo despertou no coração. Agradecer-lhe pelo seu domínio sobre todas as coisas, pela sua salvação oferecida a todos os povos, pelo seu juízo justo e fiel. Pedir-lhe a graça de cantar-lhe uma nova canção, de anunciar a sua glória entre as nações, de adorá-lo na beleza da santidade.
Contemplação: Silenciar-se diante do Senhor, deixando-se envolver pela sua presença e pela sua palavra. Contemplar a sua majestade e a sua bondade, que se manifestam na criação e na história. Louvar-lhe com todo o ser, unindo-se ao canto de toda a terra.

Analise do refrão do Salmo 96 e suas mensagens;

O refrão do salmo 96: “Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo” é um louvor a Deus Pai que enviou Jesus o filho amado.

Deus é grande. A grandeza de Deus é a sua superioridade, a sua excelência, a sua soberania sobre tudo e sobre todos. A grandeza de Deus é reconhecida pela fé, pela razão e pela experiência. A grandeza de Deus inspira louvor, adoração e confiança .


Comentários